Cristiano Zanin é empossado no STF

Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição Federal.

Nelson Jr./SCO/STF

Cristiano Martins Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (3). Indicado pelo presidente Lula, o advogado paulista assumiu a vaga aberta na corte após a saída de Ricardo Lewandowski.

Ele vai integrar a Primeira Turma do STF, ao lado do ministro Luís Roberto Barroso (presidente), da ministra Cármen Lúcia e dos ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

A cerimônia de posse de reuniu cerca de 850 convidados.  A estimativa inicial era de que 350 pessoas prestigiariam a solenidade. Entre os participantes estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Nos corredores do STF, lotados de pessoas a espera de cumprimentar o mais novo ministro, já se ouvia falar na próxima indicação do presidente Lula, para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, em outubro deste ano: a desembargadora federal Simone Schreiber.

Em entrevista à Folha, a magistrada concordou com as especulações dos juristas de que o presidente deve indicar uma mulher à suprema corte.

Quem é Cristiano Zanin?

Zanin foi o advogado responsável pela defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato, quando ganhou notoriedade nacional e internacional. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1999, e especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

 

Leia mais