Lula indica Zanin para a cadeira de ministro do STF

Para assumir o cargo de ministro do STF, o indicado ainda passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Ricardo Stuckert / Presidência da República

Durante coletiva de imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta quinta-feira (1º), a indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), A indicação de Lula ainda precisará da aprovação do Senado Federal.

“Todo mundo esperava que eu indicasse o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte”, declarou.

Zanin foi o advogado responsável pela defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato, quando ganhou notoriedade nacional e internacional. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Para assumir o cargo de ministro do STF, o indicado ainda passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e ser aprovado por maioria absoluta. Ou seja, ele precisa conquistar o coto de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Tradicionalmente, o presidente do Senado agenda a data para avaliação logo após a divulgação do nome escolhido pelo presidente.

Antes da sessão plenária no STF, jornalistas fizeram perguntas aos ministros sobre a indicação de Zanin. Luiz Fux, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Kassio Nunes Marques e André Mendonça se mostraram favoráveis à escolha.

Perfil

O advogado Cristiano Zanin Martins, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999 e especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Leia mais